Os internautas angolanos fazem alguma confusão conceitual entre Site, Blog e Portal. A dificuldade de diferenciação se deve pelo facto de não existir um órgão regulamentador e um consenso da comunidade a respeito deste assunto
A verdade é que existe sim, uma diferença significativa entre os três conceitos.
Acompanhe abaixo as definições do que cada um representa:
Site
Qualquer projecto na web é um site, a palavra é uma variação da palavra sítio, usada no português de Portugal para referenciar os espaços na web. Porém, o site lembra modelos mais tradicionais na web, onde a linguagem utilizada é formal e geralmente utilizada para representar uma empresa ou determinado produto.
O site possui páginas abertas com conteúdos atualizados em tempos maiores. A maioria dos sites pode manter um espaço classificado como blog, para que seja uma área com maior interatividade.
Blog
Um blog tem as mesmas funções de um site, porém sua atividade é muito maior. A estrutura de um blog é mais dinâmica e pode ser organizada de forma cronológica. O foco está na temática, podendo ser construído de forma individual ou em grupo.
A linguagem usada é um pouco menos formal e permite combinações de textos, imagens, vídeos e links. A adição e edição de conteúdo também é mais simples. Alguns blogs podem se diferenciar de sites pelo seu tempo de vida útil, que pode ser menor.
No que diz respeito a interatividade, o feedback do leitor é espontâneo quando existe a possibilidade da ativação de comentários.
Portal
Os portais são sites que possuem várias “portas” para conteúdos e assuntos diferentes. É basicamente um site que funciona como um aglomerado de distribuição.
A estrutura de um portal comporta áreas relacionadas a assuntos categorizados. Deve conter um motor de busca ativo que abranja toda a área de serviços disponíveis.
O Sapo Angola é um bom exemplo de portal.
Alguma dúvida por esclarecer sobre a diferença entre Blog, Site e Portal? Deixa nos comentários
Enviar um comentário